Agentes seguiram controlando os poucos focos em alguns troncos de árvores e raízes na madrugada deste sábado (20). Foram utilizadas bombas de água para atuar nesses focos de calor.
O Corpo de Bombeiros controla, neste sábado (20), os últimos e poucos focos de incêndio que permanecem ativos, presentes em pontos isolados, no Parque do Cocó, em Fortaleza. O incêndio iniciou na noite de quarta-feira (17). No auge das chamas, a fumaça se espalhou por vários bairros da capital cearense e chegou até o município de Caucaia, distante 30 km do parque.
O Parque do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste do Brasil, com área de 1.581,29 hectares.
Durante a madrugada deste sábado, os bombeiros seguiram controlando os poucos focos em alguns troncos de árvores e raízes. Foram utilizadas bombas de água para atuar nessas fontes de calor. Um drone com câmera térmica também auxiliou as equipes na vistoria de como está a situação.
A equipe do Corpo de Bombeiros permanece dividida em três grupos, sendo um deles atuando pela Avenida Sebastião de Abreu, indo no sentido do bairro Cidade 2000. Os outros dois grupos estão atuando pela Avenida das Adenenteras, indo no sentido do rio Cocó, cobrindo assim toda a área do incêndio. O objetivo dos três grupos é se concentrarem nos focos de incêndio da sua área de atuação, até debelá-los completamente.
Na noite de quinta-feira (18), os biólogos Hugo Fernandes e Igor Gutierrez utilizaram um drone com câmera térmica para mapear o tamanho do incêndio e as principais áreas atingidas, para auxiliar os bombeiros no combate às chamas. (Veja no vídeo acima)O vídeo foi gravado ao lado da avenida Sebastião de Abreu. O drone utilizou a câmera térmica para captar os focos de calor e as chamas, que, naquele momento, se estendiam até próximo à pista e ao rio Cocó.Os bombeiros também fizeram, durante a madrugada desta sexta-feira (19), aceiros, que são desbastes no terreno para impedir a propagação do incêndio, o que possibilitou que viaturas de pequeno porte com bombas de água para atuar em focos de calor entrassem na área.A equipe conta com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), além de brigadistas daSecretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).A Defesa Civil do Ceará afirmou que não háresidências próximas e não existe risco de que o fogo atravesse o Rio Cocó.
fonte: g1